Feira dos Santos - Chaves

A Feira dos Santos de Chaves, um dos maiores eventos da região transmontana, vai estar nas ruas de 30 de outubro a 01 de novembro, com mais de 500 expositores de todo o tipo de produtos. Organizada pela Associação Empresarial do Alto Tâmega (Acisat), em colaboração com a Câmara de Chaves, o certame mantém o caráter popular que o caracteriza e espera receber, à semelhança do ano passado, mais de 100 mil visitantes de todo o país. O presidente da Acisat, João Miranda Rua, referiu hoje, em conferência de imprensa, que a atual conjuntura económica do país não irá ter reflexos na feira, apesar da diminuição do número de expositores do setor automóvel.A par das tendas espalhadas pelas várias artérias da cidade, acontecerá a Feira do Gado, o mercado do gado, a chega de bois, o concurso nacional pecuário das raças Barrosã, Maronesa e Mirandesa, o festival gastronómico do polvo e a feira da lã. A Feira dos Santos é a maior feira de Trás-os-Montes sem qualquer sombra de dúvida e queremos que assim continue, apesar da crise económica, afirmou o vice-presidente da autarquia, António Cabeleira.
Dado ser o último ano em que 01 de novembro, dia de Todos os Santos, é feriado nacional, o autarca revelou que a autarquia está já a estudar a possibilidade da data ser feriado municipal, em vez do dia 08 de julho, porque é o "epicentro" da feira.
Dia 01 de novembro, terá sempre de ser uma "data especial" em Chaves, pelo que se vai assim ouvir a opinião da sociedade, das associações e dos empresários. As ruas da cidade serão ainda palco de atuação de bombos, concertinas, gaiteiros, ranchos folclóricos, tunas e gigantones. As discotecas e bares locais também se associaram ao certame com a iniciativa "Santos na Noite 2012", oferecendo entrada gratuita a quem apresentar uma pulseira identificativa.

 

publicado por José Carlos Silva às 17:27 | link do post | comentar