«Vamos petiscar, antes que te magoes essas tuas manias. Assim não vais a lado nenhum.»

Cansado Pestana-Da série Honorato da Silva

 

Sarrabisco chamara a si o Pelouro da Juventude, criando o denominado Gabinete Jovem Mais. A esta estrutura agregou todas as políticas jovens e todos os segmentos do Associativismo Concelhio.

O ex-líder da JSL irradiava chispas de alegria, presumindo que o cargo seria dirigido à sua excelsa natureza.

Que deceção.

Sarrabisco entendeu por bem lançar mão de um concurso público, riscando de imediato os seus assessores.

Cansado Pestana nem queria acreditar quando teve conhecimento de tão ignara notícia. Como assessor político de Sarrabisco nada podia fazer. Comeu e calou.

O lugar de presidente do Gabinete Jovem Mais da Câmara de Arriscado de Cima, foi ocupado por Felisberto da Conceição, doutorado em Ciências Desportivas e Sociais e com um currículo político longo, recomendado por um amigo de longa data de Sarrabisco e ex-ministro e deputado do PSU, que muitas portas lhe havia de abrir em Lisboa, no presente e no futuro. A certos amigos nunca se diz não.

Cansado Pestana comeu e calou.

Em reunião de CP da JSL e do PSL enalteceu Felisberto da Conceição e em momento algum deixou transparecer o ódio que lhe ia na alma.

Marcou uma reunião de degustação com o seu núcleo duro na «Toca do Lobo», local de eleição e sede própria para conspirar e delinear estratégias que levassem ao derrube de Sarrabisco.

Nas últimas autárquicas Sarrabisco tinha ganho por engano e agora não lhe dava qualquer importância. Isso irritava-o, profundamente. Ele era um ex-líder da JSL, merecia respeito.

Cansado Pestana é que tinha tido razão. Antecipadamente. Mas tinha tido razão. Tinha-a tido do seu lado, a razão, mas ninguém o quisera escutar. E agora…

Promovera reuniões secretas com outras ovelhas como ele, com a, b, c, d, e, f, etc., a planear, a desenhar o futuro. Sim, o futuro!

Por acaso, mero acaso, uma sorte, Sarrabisco venceu. O PSL venceu. Porreiro!

E se corresse mal?! Como é que era?! Quem é que pegava no PSL? Quem? Ele estava preparado para tudo e tinha um grupo, uma equipa já delineada, tudo já delineado para o pior. Assim continuava quietinho, à espera. Às vezes reagia mal…Só às vezes, mas em sede de reuniões secretas ou quando julgava que nada se saberia e quando algo vinha à tona transformava-se no maior anjo levando na conversa o próprio Honorato.

Ele, Cansado Pestana, que em plena campanha eleitoral autárquica caminhava ao lado de Sarrabisco e lhe dizia que eram favas contadas e que a vitória estava no papo e ao mesmo tempo marcava cafezinho, almoços e jantares para preparar o PSL para o dia seguinte.

Cansado Pestana representava as duas faces da mesma moeda: equacionou os dois cenários – vitória e derrota.

- Não te entendo! Ex-líder da JSL, a fazer campanha ao lado de Sarrabisco, a motivá-lo para a vitória e andavas nas suas costas com estratégias pessoais e políticas, de futuro, na eventualidade de uma derrota? Que amigo és tu- Exclamou Gervásio Quintela!

-Tens que estar preparado para tudo. – Volveu Cansado Pestana.

- Não posso concordar. É ignóbil. – Atirou Lino Capataz, desaparecendo.

- Mas…O que lhe deu?! – Questionou Cansado Pestana.

- Vamos petiscar, antes que te magoes essas tuas manias. Assim não vais a lado nenhum. Não te metas com quem não deves e não toques, nem num cabelo em quem não podes ou vais acabar mal. E quem te avisa teu amigo é. – Disseram todos ao mesmo tempo.

- Mas…mas…

- Esquece. Vamos ao que interessa: petiscar. Que dia de sol! Que rico dia! – Disseram-lhe os amigos, à gargalhada.

 

 

 

publicado por José Carlos Silva às 15:14 | link do post